Lucas
Tales de Mileto
Quem foi
Tales de Mileto foi um importante filósofo, astrônomo e matemático da Grécia Antiga. É considerado, por muitos estudiosos, como sendo um dos sete sábios da Grécia Antiga.
Nascimento
Tales de Mileto nasceu na cidade de Mileto (atual Turquia) em 625 a.C..
Morte
Tales de Mileto morreu por volta de 547 a.C.
Principais realizações
- Foi um dos fundadores da Escola Jônica de Filosofia.
- Foi o primeiro que explicou como ocorre um eclipse solar.
- Demonstrou que dois triângulos são iguais quando tem dois ângulos e um lado respectivamente iguais.
Frases
- "Pega para ti o conselho que dás aos outros."
- "Nem sempre muitas palavras indicam muita sabedoria."
Tales de Mileto (em grego antigo: Θαλῆς ὁ Μιλήσιος) foi um filósofo da Grécia Antiga, o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. De ascendência fenícia,[carece de fontes] nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 623 a.C. ou 624 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 a.C. ou 558 a.C..
Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial. Entre os principais discípulos de Tales de Mileto merecem destaque: Anaxímenes que dizia ser o "ar" a substância primária; e Anaximandro, para quem os mundos eram infinitos em sua perpétua inter-relação.
No Naturalismo esboçou o que podemos citar como os primeiros passos do pensamento Teórico evolucionista: "O mundo evoluiu da água por processos naturais", disse ele, aproximadamente 2460 anos antes de Charles Darwin. Sendo seguido por Empédocles de Agrigento na mesma linha de pensamento evolutivo: "Sobrevive aquele que