tudo sobre peixe
Eles têm um sistema vascular especializado em trocas de calor, podendo elevar a temperatura do corpo acima da água onde nadam - são endotérmicos. Por esta razão, diferente das outras espécies de peixes eles não tem carne branca, mais sim rosadas e são grandes nadadores, podendo realizar migrações ao longo dum oceano. Um atum pode nadar até 170 km num único dia. Normalmente formam cardumes só de peixes da mesma idade. São predadores ativos. Do ponto de vista da reprodução, são dióicos e não mostram dimorfismo sexual. As fêmeas produzem grandes quantidades de ovos planctónicos que se desenvolvem em larvas pelágicas.
Método de fabricação
O atum após ser capturado, ele é congelado e chega a bordo dos barcos, é descarregado e classificado de acordo com a espécie, tamanho e a data de recebimento na planta de processamento. Logo depois ele é armazenado em camaras frias para mantes sua perfeita qualidade até o momento de serem processados.
Uma vez selecionados por espécie e tamanho para serem processados: o atum congelado é colocado em banheiras especiais com água quente para descongelar. Em seguida, ele é limpo cuidadosamente, tirando as viceras e cortando-os em fatias.
Depois ele é cozido ao vapor , facilitando a próxima limpeza, que se inicia tirando a pele, as espinhas, a gordura e outros resíduos , após essa limpeza , o file esta pronto para ser embalado . a pele , as espinhas e a gordura são usadas para fazer farinha de peixe , que é a matéria prima dos alimentos para animais.
Os filés de atum são separados e selecionados de acordo ao tamanho das latas que vão se usar. Eles colocados na lata e se adiciona um