Tudo sobre agricultura
A agricultura é, sem dúvida, a prática mais antiga da humanidade. Na chamada era Mesolítica, que data de 20 a 10 mil anos A.C., o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura. O maior exemplo disto é tido como o domínio do fogo. Outros dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência com relação a natureza. Assim, foi possível a sedentarização pois a habitação fixa tornou-se uma necessidade.
Agricultura, aqui entendida, como o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas obtendo-se alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação.
O prefixo agro tem origem no verbete latino agru que significa "terra cultivada ou cultivável".A ciência que estuda as características das plantas e dos solos para melhorar as técnicas agrícolas é a agronomia.
Desde 1950 a produção de alimentos em safras, pastagens e viveiros de peixes aumentou de forma drástica. As safras produzem principalmente grãos e fornecem perto de 77% dos alimentos do mundo. O crescimento na produção de alimentos ocorreu em virtude dos avanços tecnológicos que levaram ao uso, em larga escala, de tratores, equipamentos agrícolas, motores de alta tecnologia e fertilizantes químicos inorgânicos, além do desenvolvimento da irrigação e da sintetização de pesticidas objetivando a alta produção de alimentos.
Cerca de 80% da produção mundial de alimentos vem da agricultura industrializada e 20% da agricultura de subsistência. A agricultura industrializada utiliza grandes quantidades de energia de combustíveis fósseis, água , fertilizantes comerciais e pesticidas para produzir safras individuais (monoculturas).
Há problemas hoje claramente identificados quando a pauta é a agricultura. Podemos elencar:
Queimadas
Exaustão dos solos
Conflitos povos