Tubulão
Definições e Procedimentos Gerais de Projeto Tubulões a céu aberto Os tubulões a céu aberto são elementos estruturais de fundação constituídos concretando-se um poço aberto no terreno, geralmente dotado de uma base alargada (Fig. 1). Este tipo de tubulação é executado acima do nível da água natural ou rebaixado, ou, em casos especiais, em terrenos saturados onde seja possível bombear a água sem risco de desmoronamentos. No caso de existir apenas carga vertical, este tipo de tubulões não é armado, colocando-se apenas uma ferragem de topo para ligação com o bloco de coroamento ou de capeamento. Nota: Não se deve confundir bloco de capeamento com blocos de fundação, definidos no Cap. 1. Os blocos de capeamento são os construídos sobre estacas ou tubulões, sendo os mesmos armados de modo a poder transmitir a carga dos pilares para as estacas ou os tubulões.
Nota: É conveniente usar H
2 m.
O fuste, normalmente, é de seção circular (Figuras 1 e 2), adotando-se 70 cm como diâmetro mínimo (para permitir a entrada e saída de operários), porém a projeção da base poderá ser circular (Figura 2.a) ou em forma de falsa elipse (Figura 2.b). Neste caso, a relação a/b deverá ser menor ou igual a 2,5.
Fases de execução de tubulão a céu aberto 1. 2. 3. 4. Escavação Manual ou mecânica do fuste; Alargamento da base e limpeza; Colocação da armadura e concretagem; Tubulão pronto.
Tubulão a Céu Aberto
A área da base do tubulão é calculada da maneira análoga à exposta no Cap. 1 para fundações rasas, visto que tanto o peso próprio do tubulão quanto o atrito lateral entre o fuste e o terreno são desprezados Assim, a área da base será
P
s
Ab
Se a base tiver seção circular, como está indicado na Figura 2.a, o diâmetro da mesma será dada por
D2 4
P s D
4P s Se a base tiver seção de uma falsa elipse, como indica a Figura 2.b, deve-se ter b2 4 bx P s Escolhido b (ou x), pode-se calcular x (ou b). A área do fuste é calculada