Perfil de uma empresa ética
A filosofia que embasa este trabalho é a de que existe uma necessidade do estudo aprofundado da Ética nas organizações, as que já são destaques, e as que estão se lançando neste meio social de tantas divergências e contradições.
A Ética é um instrumento gerador de confiança, portanto, é ela que proporciona novos negócios. E se as empresas não trabalharem para promover a Ética internamente, não haverá possibilidade de se tornarem éticas externamente. A eterna importância de se apoiar na Ética como base sólida de uma empresa e de seus colaboradores, é o que será explicito através destas páginas, onde será abordado passo a passo como se tornar uma Empresa Ética, que tenha valores, e que não se destaca somente pelo crescimento econômico, mas pela respeitabilidade e compromisso social. A empresa só tem personalidade quando há ética por parte do sujeito que toma suas decisões, pois este é o símbolo daquele estabelecimento. Cada vez menos profissionais acreditam que suas ações não influenciam no desempenho das empresas, e buscam a capacitação.
A empresa é compreendida como um motor para a renovação social e todas as organizações e os que nelas trabalham devem buscar aprender da ética empresarial, o modo de atuação exigido a fim de que possam sobreviver, crescer e superar-se, evitando os defeitos anteriores e propondo valores adequados a esta reconstituição proposta. Pode-se dizer que a ética organizacional representa a confluência de uma mobilização de cidadania e de uma opção da consciência individual.
Desde suas origens na Antiga Grécia a ética convida a construção de um bom caráter que leve a boas escolhas. O caráter que uma pessoa tem é decisivo para sua vida, pois, ainda que os fatores externos condicionem em um sentido ou em um caráter, se a pessoa o assumir, é o centro último da decisão, pois a ética é uma prática irrenunciavelmente individual, intransferível e íntima. Porém, é oportuno lembrar que as organizações com seus valores influenciam