Tubu
TUBULÕES
O tubulão é um tipo de fundação profunda de concreto. Porém, diferentemente da estaca que mantém sua dimensão ao longo de todo seu comprimento, no tubulão a base é alargada, isto é, o diâmetro da base é maior que o diâmetro do fuste. Deste modo, a maior parte de sua capacidade de carga provém do contato da base com o solo.
A céu aberto:
Trata-se de uma escavação profunda, cavada manualmente, um operário desce para alargamento da base ou limpeza do fundo. Esse tipo de fundação é pertinente quando há solos bastante rígidos. É possível escavar o solo mecanicamente com equipamentos de perfuração, mas, ainda assim, a solução exige a presença de um operário para executar a base. Sem escoramento
Nada mais é do que um poço onde na cota de apoio, cria-se uma base e posteriormente a sua abertura, concreta-se o conjunto, constituído de fuste, base e armadura de coroamento.
Com escoramento: Tipo Chicago
Características gerais:
- Escoramento das paredes do fuste é feito com madeira preso por anéis metálicos;
- Elementos de escoramento podem ou não ser recuperados durante a concretagem; - Elementos de escoramento, são utilizados em trechos onde o solo é de baixa consistência; - Só para receber esforços verticais;
- Executado somente acima do lençol freático (N.A.);
- Concreto utilizado pode ser o ciclópico.
Tipo Gow
Características gerais:
- Escoramentos laterais da parede do fuste, são executados com anéis metálicos telescópicos, cravados por percussão;
- Elementos de escoramento são recuperados durante a concretagem;
- Só para receber esforços verticais;
- Executado somente acima do lençol freático (N.A.);
- Concreto utilizado pode ser o ciclópico
Pneumático:( ar comprimido)
Esse é o método recomendado para solos com presença de lençol freático sem possibilidade de esgotamento, devido ao risco de desmoronamento das paredes do fuste.
É necessário encamisar a estrutura do fuste com anéis de concreto ou tubulões de aço, e alcançar o solo