Tubos para coleta de sangue
EDTA - ÁCIDO ETILENODIAMINOTETRACÉTICO (tampa roxa)
É o anticoagulante mais adequado para a rotina hematológica, porque o EDTA quela (forma complexo) o cálcio do sangue, não altera a morfologia das células (desde que a proporção anticoagulante/sangue seja mantida), não dilui o sangue e impede a agregação plaquetária. Alguns exames: Teste de Coombs Direto, Imunofenotipagem, Eletroforese de Hemoglobina, Eritrograma, Hemograma, Fator RH, Tipagem sanguínea, Hemoglobina Glicosilada, Reticulograma, Teste de Falcização (anemia falciforme), VHS (velocidade de hemossedimentação). No tubo EDTA + gel faz-se carga viral de HIV.
CITRATO DE SÓDIO (tampa azul)
É o anticoagulante de escolha para os testes de coagulação e prova de agregação plaquetária. O citrato de sódio reage com o cálcio formando um composto insolúvel. Ele altera a morfologia das células e dilui o sangue (uma parte de anticoagulante para nove partes de sangue). Alguns exames: Anticoangulante Lúpico, Dosagem de Fibrinogênio, Proteína C funcional H, Proteína S H, TT (tempo de trombina), TTPA (tempo de tromboblastina parcialmente ativada).
HEPARINA (tampa verde)
A heparina age pela formação de um complexo com a antitrombina III plasmática, que inibe a trombina e outros estágios dos fatores de coagulação. Ela também não altera a morfologia das células e não dilui o sangue, mas o preço do anticoagulante é maior do que o EDTA. Alguns exames: Dosagem de Chumbo e mais os mesmos exames do EDTA (tampa roxa). Seus setores são a bioquímica e a imunologia.
FLUORETO DE SÓDIO (tampa cinza)
Esse anticoagulante impede a glicólise, por isso é utilizado na glicemia, ácido lático, exames esses do setor de bioquímica.
ACD - ÁCIDO-CITRATO-DEXTROSE (tampa amarela)
Usado para estudo do sangue integral. Contém um gel ativador e separador de coágulos. Setor de Sorologia e bioquímica.
SEM ANTICOAGULANTE (tampa vermelha)
Exames da bioquímica realizados com soro.
2.