Gestão Ambiental
Meio ambiente- conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
Meio- do latim mediu, significa lugar onde se vive
Ambiente- do latim ambiente, denomina aquilo que cerca ou envolve os seres vivos por todos os lados.
Ou suja, meio ambiente pode ser definido como o lugar onde os seres vivos habitam.
O meio ambiente pode ser classificado em 4 tipos
Meio ambiente natural
Meio ambiente cultural
Meio ambiente artificial
Meio ambiente do trabalho
A produção de mercadorias ocorre por meio da exploração dos recursos naturais, entretanto, a maioria destes recursos é não renovável, por isso, deve-se ter a preocupação com a conservação do meio ambiente de forma a utilizar mas não esgotar os recursos naturais.
Os recursos naturais são classificados segundo a noção de renovação como renováveis e não renováveis. Esse conceito de renovação leva em consideração somente a questão temporal.
Gestão- do latim gestione, significa o ato de gerir, gerenciar.
Ambiente- do latim ambiente, denomina aquilo que cerca ou envolve os seres vivos por todos os lados.
A junção das duas palavras forma uma terceira que significa a forma de gerenciar o meio ou a organização de modo a não causar impacto negativo sobre o ambiente sob sua influência, ou seja, é um instrumento que proporciona a diferenciação das organizações no mercado.
A gestão ambiental empresarial pode ser definida como sendo um conjunto de políticas, programas e práticas administrativas e operacionais que levam em conta a proteção do meio ambiente por meio da eliminação ou minimização de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento, implantações, operação, ampliação, realocação ou desativação de empreendimentos ou atividades, incluindo todas as fases do ciclo de vida.
A gestão ambiental é o gerenciamento