Tuberculose
A tuberculose é uma das doenças transmissíveis mais antigas do mundo, afetando o homem desde a pré-história. Existem registros arqueológicos da doença entre diversos povos da Antiguidade, como nas múmias egípcias, onde foram encontradas lesões que sugeriam a doença na coluna espinhal, conhecida como Mal de Pott.
É uma doença altamente contagiosa, habitualmente com longa duração que tem um elevado índice de mortalidade, principalmente em países de baixa renda.
O trabalho a ser exposto visa fornecer informações, relacionadas à epidemiologia da Tuberculose. Abordaremos questões como: vias de transmissão e eliminação, características do agente, métodos de prevenção, etc.
Vias de transmissão
A doença é transmitida por três vias diferentes. A primeira relaciona-se com a ingestão de material contaminado, como leite in natura, infectando a submucosa intestinal, que se torna um foco de infecção primária. Atualmente, esses casos são muito raros, pois a pasteurização elimina o M. bovis do leite. A segunda via de transmissão diz respeito à inoculação direta do bacilo, que acomete particularmente os trabalhadores de saúde. Essas pessoas têm cinco vezes mais chances de contrair a doença, comparadas com a população em geral. A terceira via se dá por transmissão aérea, pela inalação de gotículas contendo M. tuberculoses, quando o infectado espirra ou tosse. Esta forma de transmissão é a mais importante, pois propaga rapidamente a doença. Estima-se que uma pessoa infectada, antes mesmo do diagnóstico e tratamento da doença, pode transmiti-la para mais cinco pessoas.
Vias de eliminação
O sistema imunológico do indivíduo pode eliminá-lo; a bactéria pode se desenvolver, mas sem causar a doença; a tuberculose se desenvolve ou pode haver a ativação da doença vários anos depois. Dentre as vias de eliminação temos: tosse, espirro, expectoração, corrimento nasal, leite, urina, fezes, secreções vaginais e uterinas e sêmen.
Características do agente
A tuberculose é uma doença