Tuberculose
Robert Koch foi o primeiro bacterologista a indetificar a Mycobacterium tuberculoses; A tuberculose é uma doença infectocontagiosa e acomete principalmente o pulmão. Tuberculose miliar – consiste num alastramento da infecção a diversas partes do organismo, por via sanguínea.
MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS M. Tuberculosis , também conhecido como bacilo de Koch (BK). O complexo M. tuberculosis é constituído de várias espécies: M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum e M. microti. Outras espécies de micro bactérias podem produzir quadro clínico semelhante à tuberculose, sendo necessárias para o diagnóstico diferencial a cultura e a identificação das mesmas, pelos laboratórios de referência.
Método de Coloração de Ziehl-Neelsen: Ziehl-Neelsen:
Solução de Fucsina de Ziehl-Neelsen, fenicada, concentrada à quente Corante
Solução Álcool Ácida Descorante Solução de Azul de Metileno Corante
Interpretação do Resultado:
BAAR
A tuberculose pulmonar é dividida em primária (primoinfecção) e secundária
Histologicamente, a resposta inicial é exsudativa, seguida por uma resposta granulomatosa, durante o qual o paciente desenvolve a hipersensibilidade tardia que é característica da doença.
Sintomas: perda de peso dor no peito febre ao entardecer fadiga mau estar sudorese noturnas mancha no pulmão
*A defesa baseia-se na distinção que o organismo faz do “próprio” e “não próprio”. Este reconhecimento é possível pois cada organismo é bioquimicamente único. Na superfície das células existem macromoléculas – glicoproteínas que são diferentes das macromoléculas de células de outra espécie e também, por vezes, entre o mesmo indivíduo. Essas moléculas funcionam como marcadores e são a expressão genética.
Patogenicidade depende da Imunidade
Todo vírus ou bactéria é essencialmente patogênico, uma vez que, para continuar existindo, tem que invadir uma célula e, às expensas do seu