tuberculose
DISCIPLINA DE MIROBIOLOGIA
PROFESSOR GABRIEL CORTEZE NETTO
Tuberculose
Gabriel S. Domingues
Naiara Coelho
Priscila Rosa
OSÓRIO, 09 DE JULHO DE 2015
Atividades relacionadas ao conteúdo: Microbiologia
INTRODUÇÃO - Naiara Coelho
Etimologia (origem)
A microbiologia da tuberculose
Ilustrações imagens. Tabela com gráficos de antigamente para Hoje em dia. DESENVOLVIMENTO - Gabriel S. Domingues Tuberculose
Causas e complicações
A tuberculose é uma infecção aguda ou crônica, que se caracteriza por infiltrados pulmonares, fibrose e cavitação. Ela é causada devido a exposição ao Mycobacterium tuberculosis, a transmissão ocorre quando o cliente infectado tosse ou espirra disseminando assim o patógeno, ao inalar os perdigotos ele se alojam nos alvéolos causando uma irritação em seguida o sistema imune reage após isto se os linfonodos inflamados romperem a infecção se espalha pela circulação sanguínea esse processo é conhecido como disseminação hematogênica.
A tuberculose pode causar lesão dos tecidos pulmonares com necrose tissular dos tecidos e insuficiência respiratória e isto pode influenciar em um pneumotórax, ela pode causar hemorragia, derrame pleural e pneumonia e em focos pequenos da microbactéria pode infectar outros órgãos como por exemplo os rins, o sistema nervoso central e o musculoesquelético. Sintomas
Os sintomas incluem tosse persistente, febre, perda de peso, dores no peito e falta de ar que pode levar à morte. Entre as pessoas que vivem com HIV, a incidência de TB é muito maior e a doença é a principal causa de morte.
Diagnostico de enfermagem
Caso a proteção ineficaz relacionada com a possibilidade de recidiva da transmissão dos focos de microbactéria para outras áreas do corpo.
Resultado esperado
- O paciente não terá sinais nem sintomas de disfunção de outros órgãos além dos pulmões
- Seguira o tratamento antituberculoso prescrito para erradicar a infecção e reduzir o risco de infecção de outros