TUBERCULOSE
Márcia dos Santos
TUBERCULOSE
Rio de Janeiro
2014
INTRODUÇÃO
A tuberculose é uma doença infecciosa produzida pelo bacilo de Koch e que se caracteriza pelo aparecimento de um pequeno nódulo chamado tubérculo. Esta doença pode apresentar-se de variadas formas dependendo do órgão afetado.
Embora o mais habitual seja a tuberculose afetar os pulmões, também pode atacar o sistema circulatório, o sistema nervoso central, os ossos e a pele, por exemplo. Dos sintomas mais frequentes, destacam-se a tosse com expectoração (escarro) e/ou com sangue, os enjoos e a perda de peso.
A tuberculose propaga-se através do ar. Quando um doente tosse ou espirra, pode contagiar aqueles que o rodeiam. A forma mais eficaz de prevenção é a vacinação, o rastreio e o tratamento dos doentes para evitar uma epidemia por contágio.
Entre os vários tipos de tuberculose, pode-se mencionar a tuberculose meníngea (que ataca as meninges), a tuberculose cardiovascular (centrada no coração, no pericárdio ou nos vasos sanguíneos), a tuberculose oftálmica (infecção do olho), a tuberculose osteoarticular (a infecção pulmonar passa para o osso ou para as articulações através da corrente sanguínea), a tuberculose geniturinária (que pode ser causa de esterilidade), a tuberculose do SNC (no cérebro ou na medula espinal) e a tuberculose miliar (afeta vários órgãos pela disseminação sanguínea do bacilo). O objetivo deste trabalho é sobre a tuberculose pulmonar, informando sua causa, diagnostico, tratamento e prevenção.
CONCEITO
Em 24 de março de 1882, o médico e microbiologista alemão Robert Koch anuncia ao Instituto de Fisiologia de Berlim uma descoberta que, anos depois, mudaria os rumos da história da ciência: o bacilo da tuberculose. Tratava-se de um experimento científico capaz de demonstrar o caráter contagioso daquilo que então se considerava o “mal do século”.
Foi Koch, na época com 38 anos, que batizou o causador da tuberculose como