Carlos Atps Processos Etapa 3 E 4 1
Etapa 3
Passo 1 Michelle
Passo 2
A liderança é a arte de conduzir pessoas individuais ou grupos de pessoas de forma a alcançar resultados com sucesso. O proprietário da Cafeteria deve ser a habilidade de motivar e influenciar ética e positivamente outras pessoas. A cafeteria passa por grandes desafios e para isso o proprietário precisa ter um estilo de liderança capaz de motivar os funcionários e criar estratégicas para que o trabalho seja executado com êxito.
O proprietário da Cafeteria poderia praticar a Liderança Coaching que seria orientar os seus funcionários a aprimorarem o seu próprio desempenho e desenvolverem habilidades e competências com o objetivo de obter constantemente melhores resultados. O foco, portanto, não passa apenas pelo interesse do proprietário da Cafeteria, mas visa também para o aperfeiçoamento e realização dos funcionários.
Junto com a Liderança Coaching o proprietário poderia utilizar a liderança Participativa, pois visa também o desenvolvimento dos seus funcionários para alcançar resultados. Todas as opiniões dos funcionários devem ser ouvidas e levadas em conta nas tomadas de decisões. Sua maior vantagem é que, quando o proprietário estiver ausente os funcionários podem tomar decisões conscientes.
O proprietário precisa ser um líder conselheiro. Os lideres conselheiros dão aos funcionários tarefas desafiadoras, mesmo que isso signifique que as missões não serão executadas rapidamente. Um líder agregador aspira por manter os colaboradores felizes e cria harmonia entre eles. O estilo conduz para cima a flexibilidade; amigos confiam um no outro, permitindo inovações.
Porém o proprietário da Cafeteria não pode ser um líder autocrático, aquele que toma as decisões sozinho, sem nenhuma participação dos liderados. O líder que pratica este tipo de liderança não delega trabalho, não valoriza as competências e habilidades dos seus funcionários, causando desconforto e opressão.