Tuberculose
PRIMEIROS SOCORROS
Santa Cruz do Sul
2014
SÚMARIO
TUBERCULOSE 2
DEFINIÇÕES DA DOENÇA 2
LEPTOSPIROSE 3
HEPATITE C 5
PLANO DE AÇÃO CONTRA A DENGUE 6
PLANO DE VIGILÂNCIA DOS CASOS DE LEPTOSPIROSE 7
PLANO DE AÇÃO PARA EVITAR PAIR 8
RELACIONE OS RISCOS OCUPACIONAIS DO TÉTANO 10
DEFINA DOENÇA DE LUTZ E AS FORMAS DE PREVENÇÃO NO TRABALHO 11
ALCOOLISMO CRÔNICO RELACIONADO AO TRABALHO 13
. DOENÇA DA FOLHA VERDE DO TABACO 14
INTRODUÇÃO
A pesquisa traz algumas doenças ocupacionais, nelas apresentamos seus riscos que cada uma das doenças pode causar e como prevenir cada uma delas usando os EPI´s corretos para cada função desenvolvidas.
TUBERCULOSE
DEFINIÇÕES DA DOENÇA
- Tuberculose ativa: Corre quando há reativação da tuberculose, nos casos onde a tuberculose latente não é tratada completamente ou nos casos em que o indivíduo esta imunodeprimido (como no caso da AIDS). A reativação ocorre em 5 a 10% dos casos de tuberculose latente.
- Tuberculose latente: A pessoa infectada consegue controlar a bactéria, não manifesta sintomas e não transmite a doença. Se tratado neste estágio, a tuberculose ativa pode ser prevenida. Aproximadamente 1/3 da população mundial esta infectada com tuberculose latente.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que atinge principalmente os pulmões, mas que pode também atingir outros órgãos.
Os casos extrapulmonares (fora do pulmão), com exceção dos pacientes com a imunidade comprometida, ocorrem geralmente devido a uma reativação da doença e não por uma infecção primária. A tuberculose pode causar meningites, infecções renais, hepática, da glândula suprarrenal, pleural e óssea. Nas crianças a incidência de tuberculose extrapulmonar é maior, ocorre em 20% dos casos.
Outro problema que causa o aumento dos casos de tuberculose no mundo é o desenvolvimento da resistência aos antibióticos dos