tuberculose
CONCEITO
É a infecção contagiosa e potencialmente letal causada pela bactéria que se encontra no ar denominado Mycobacterium tuberculosis, M. bovis ou M. africanum. Embora outras micro bactérias causem doenças que simulam a tuberculose, são infecções não contagiosas e a maioria responde mal às drogas que são muito eficazes contra a tuberculose. O ser humano sofre de tuberculose desde a Antigüidade. Apesar de também atingir vários órgãos do corpo, a doença só é transmitida por quem estiver infectado com o bacilo nos pulmões. A disseminação acontece pelo ar. O espirro de uma pessoa infectada joga no ar cerca de dois milhões de bacilos. Pela tosse, cerca de 3,5 mil partículas são liberadas.bacilos da tuberculose jogados no ar permanecem em suspensão durante horas. Quem respira em um ambiente por onde passou um tuberculoso pode se infectar.
AUSCULTA
Na ausculta pulmonar há diminuição dos murmúrios vesiculares e ausência de ruídos adventícios. Já nos inchados azuis há cianose, sinais de cor pulmonar e (turgência jugular patológica, ascite, edema de membros inferiores); na ausculta, os murmúrios vesiculares também estão diminuídos, mas há presença de ruídos adventícios (roncos, sibilos e estertores devido a presença de quantidades maiores de muco).
DIAGNOTICO
Identificação do caso suspeito aciloscopia direta do escarro o momento da consulta e solicitação de outra amostra a recolhida seguinte Raios-X de tórax e realização e prova tuberculínica nos casos negativos à bacilos-copiacultura do escarro nos casos persistentemente negativos à aciloscopia
SINAIS E SINTOMAS
Tosse persistente que pode estar associada à produção de escarro
Pode ter sangue no escarro ou tosse com sangue puro
Febre
Suor excessivo à noite
Perda de peso
Perda do apetite fraqueza TRATAMENTO FISIOTERAPICO
O tratamento deve ser com exercícios