Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa. O agente etiológico é o Mycobacterium tuberculosis, um bacilo álcool-ácido resistente identificado em 1882 por Robert Kock.
A tuberculose é uma doença de transmissão respiratória, tendo as vias aéreas como principal via de transmissão de uma pessoa doente para uma pessoa sadia, constituindo assim um problema serio de saúde publica a nível mundial.
Para prevenir a doença a melhor forma é a imunização, com a vacina BCG em crianças.
O trabalho vai explicar melhor sobre a doença,causas,sintomas,tratamentos, prevenção .
2-Desenvolvimento
2.1-Tuberculose
A tuberculose, transmitida pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch, é provavelmente a doença infectocontagiosa que mais mortes ocasionam no Brasil. Estima-se, ainda, que mais ou menos 30% da população mundial estejam infectados, embora nem todos venham a desenvolver a doença.
Na verdade, as pessoas se comportam como reservatórios do bacilo, ou seja, convivem com ele porque não conseguem eliminá-lo ou destruí-lo e, uma vez reativado o foco, passarão a ser infectantes.
A primo infecção ocorre quando a pessoa entra em contato com o bacilo pela primeira vez. Proximidade com pessoas infectadas, assim como os ambientes fechados e pouco ventilados favorecem o contágio.
O bacilo de Koch é transmitido nas gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse. Para que a primo infecção ocorra, é necessário que ele chegue aos alvéolos. Se não alcançar os pulmões, nada acontece. A partir dos alvéolos, porém, pode invadir a corrente linfática e alcançar os gânglios (linfonodos), órgãos de defesa do organismo.
A doença evolui quando a pessoa não consegue bloquear o bacilo que se divide, rompe a célula em que está fagocitado e provoca uma reação inflamatória muito intensa em vários tecidos a sua volta. O pulmão reage a essa inflamação produzindo muco e surge tosse produtiva.