Tireóide
Sucintamente podemos começar dizendo que o hormônio tireotrófico [TSH] estimula a glândula tireoide e participa do metabolismo orgânico, no aproveitamento da água, do iodo, do cálcio, do fósforo, dos açúcares, das gorduras, das proteínas e das vitaminas.
A partir do estímulo dado à glândula tireoide pelo hormônio tireotrófico que se localiza na glândula mestre de nosso organismo a Hipófise ou Pituitária, passamos então a estudar e pesquisar quais as doenças geradas em nosso organismo pela disfunção da glândula supra citada.
Podemos ainda definir que o hipertireoidismo e o hipotireoidismo, doenças provindas da disfunção da tireoide, não são doenças apenas hereditárias ou de ordem genética, mas que podem partir de um conceito muito mais amplo, nossas escolhas pessoais, comportamentos e emoções.
Sendo assim, identificamos neste estudo quais comportamentos ou maus hábitos nos levam a uma disfunção em nossa glândula tireoidiana acarretando doenças e como essas doenças, nesses casos, são explicadas através da psicanálise, ou seja, quais sentimentos reprimidos dão origem ao hipertireoidismo e ao hipotireoidismo e como tratar tais disfunções através da medicina e da psicoterapia.
Tireoide
A tireoide é uma glândula que fica no pescoço, logo abaixo do que se conhece popularmente como “pomo-de-adão”. A tireoide produz dois hormônios muito importantes para o organismo: o T3 e o T4 que controlam o funcionamento de diversos órgãos. Esses hormônios interferem diretamente em processos como crescimento, ciclo menstrual, fertilidade, sono, raciocínio, memória, temperatura do corpo, batimentos cardíacos, eliminação de líquidos, funcionamento intestinal, força muscular e controle do peso corporal.
Hipotireoidismo
Pode ser definido como sendo a