Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que atinge principalmente o pulmão, estima-se que um terço da população mundial está infectado com o bacilo da tuberculose. A tuberculose atinge todos os grupos etários, com maior predominância na faixa etária dos 15 aos 54 anos e os homens adoecem duas vezes mais que as mulheres. Por ano apresenta cerca de 85 mil casos.
A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença.
Agente etiológico: Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch (BK), que por sua vez é constituído por várias espécies: M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum e M. microti.
Reservatório: seu principal reservatório é o homem, em algumas regiões o gado bovino doente e em raras ocasiões os primatas, aves e outros mamíferos.
Modo de transmissão: é transmitida de pessoa a pessoa, a fala, o espirro e principalmente a tosse de um doente de Tuberculose pulmonar bacilífera lança no ar gotículas, que contém no seu interior o bacilo.
Período de incubação: após a infecção pelo bacilo, transcorre em média, de 4 a 12 semanas até a detecção das lesões. A maioria dos novos casos de doença pulmonar ocorre em torno de 12 meses após a infecção. Para o indivíduo vir a ser infectado e para essa infecção evoluir para a doença depende de múltiplas causas, podendo se destacar a condição socioeconômica e algumas condições clínicas.
Período de transmissibilidade: enquanto o paciente não tiver começado o tratamento e eliminando os bacilos, e dado o início ao tratamento a transmissão se reduz gradativamente após poucos dias ou semanas.
Susceptibilidade e Imunidade: a infecção pelo bacilo pode ocorrer em qualquer idade, mas geralmente ocorre na infância. Nem sempre quando se expõem ao bacilo a pessoa está infectada. A infecção, quando não há doença significa que os bacilos estão presentes no organismo, porém seu