tuberculose
ALICE DA SILVA ALVES, DOUGLAS SCHABARUM, HENRIQUE ROGGIA, INAJARA LUZ, JADE BLAUTH, JAISSON MELLO, JÉSSICA BEATRIZ BOHRER, PAOLA DA SILVA MACHADO, TAINÁ LIPPERT.
TUBERCULOSE
TAQUARA
2013.
Introdução
O projeto de pesquisa desenvolvido abordará questões de extrema importância em relação à doença da Tuberculose. Relatando como contraímos a doença, os danos que nos causa, e como devemos nos prevenir e o seu tratamento. O desenvolvimento traz também mitos e verdades sobre a doença, onde serãosanadas as dúvidas do leitor.
TUBERCULOSE
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch,homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemão Robert Koch, em 1882. Outras espécies de microbactérias, como as Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti também podem causar esta doença que afeta, principalmente, os pulmões. Mas também pode atingir os rins, órgãos genitais, intestino delgado, ossos, etc.
TRANSMISSÃO
A transmissão é direta: ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação. A resposta imunológica é capaz de impedir o desenvolvimento da doença e, por tal motivo, pessoas com sistema imune menos resistente ou comprometido estão mais propensas a adquirir esta doença, de evolução geralmente lenta. Após a transmissão do bacilo, ocorrerá uma destas situações: o sistema imunológico do indivíduo pode eliminá-lo; a bactéria pode se desenvolver, mas sem causar a doença; a tuberculose se desenvolve (tuberculose primária) ou pode haver a ativação da doença vários anos depois (tuberculose pós-primária).
SINTOMAS