tuberculose
AMANDA VALENTIM
ARIANE CABRAL PAES
FRANCILENE RODRIGUES
GUILHERME F. CABRERA
TUBERCULOSE
BOA VISTA – RR
JANEIRO 2014
AMANDA VALENTIM
ARIANE CABRAL PAES
FRANCILENE RODRIGUES
GUILHERME F. CABRERA
TUBERCULOSE Trabalho a presentado como requisito de avaliação Da disciplina de Saúde Indígena do Prof.º Jackson Lira.
Boa Vista – RR
JANEIRO 2014
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO A Tuberculose é uma doença infecto contagiosa cuja história é tão antiga quanto a própria civilização. Em 1882, Robert Koch comunicava a sua grande descoberta: o bacilo causador da Tuberculose havia sido identificado: o Mycobacterium Tuberculosis (M. tuberculosis ), uma bactéria em forma de bastões, popularmente conhecida como Bacilo de Koch.
As pessoas são os reservatórios do bacilo, ou seja, convivem com ele porque não conseguem eliminá-lo ou destruí-lo e, uma vez reativado o foco, passarão a ser infectantes.
Proximidade com pessoas infectadas, assim como os ambientes fechados e pouco ventilados favorecem o contágio. A doença evolui quando a pessoa não consegue bloquear o bacilo que se divide, rompe a célula em que está fagocitado e provoca uma reação inflamatória muito intensa em vários tecidos a sua volta. O pulmão reage a essa inflamação produzindo muco e surge tosse produtiva.
A TB pulmonar é a forma mais comum de apresentação da doença. Mas além dos pulmões, a doença pode acometer órgãos como rins, ossos, meninges (membranas que envolvem o cérebro) e outros.
A tuberculose é provavelmente a doença infecto contagiosa que mais ocasiona mortes no Brasil. Estima-se, ainda, que mais ou menos 30% da