Plano de Gestão Ambiental
1) CEMIG
2) Política ambiental da cemig
O fundamento básico dessa política é a utilização racional dos recursos naturais com a devida preservação do meio ambiente. Ela define a postura da Cemig perante os recursos naturais e estabelece normas e mecanismos que possibilitam aos empregados e parceiros transformar essa postura em ações.
Declarada em sete princípios, a Política Ambiental da Cemig explicita as metas que vão orientar os trabalhos de redução, compensação ou eliminação dos impactos ambientais gerados pelas atividades da Empresa, para garantir o desenvolvimento sustentável.
Conheça os sete princípios da Política Ambiental:
Princípio n.º 1: A Cemig planeja, projeta e desenvolve suas atividades, levando em consideração as implicações relativas ao meio ambiente.
Princípio n.º 2: A Cemig administra preventivamente as implicações ambientais de suas atividades.
Princípio n.º 3: A Cemig administra os impactos ambientais significativos de suas atividades, adotando medidas mitigadoras e práticas adequadas.
Princípio n.º 4: A Cemig busca a valorização ambiental viável que pode ir além da administração de impactos exigidos pela legislação, sem, contudo assumir funções de responsabilidade de outros órgãos dos Governos Federal, Estadual ou Municipal.
Princípio n.º 5: A Cemig considera enriquecedora a participação das comunidades afetadas ou interessadas, durante as fases de projeto de suas atividades.
Princípio n.º 6: Além do cumprimento das leis, regulamentos e políticas governamentais aplicáveis, a Cemig pode vir a complementá-los com suas próprias regras, se necessário.
Princípio n.º 7: O respeito e a valorização do meio ambiente constituem responsabilidade de todos os empregados e parceiros da Cemig e de suas subsidiárias.
3) O Ciclo PDCA é uma ferramenta de qualidade que facilita a tomada de decisões visando garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência dos estabelecimentos e, embora simples, representa um