Tuberculose
Resumo
O trabalho faz uma explanação sobre a doença tuberculose. Quais são suas causas, sintomas e meio de transmissão, bem como seu tratamento. Relata também como são efetuadas alguns programas do SUS para o tratamento e prevenção da doença, além de relatar alguns dados epidemiológicos.
Introdução
A tuberculose é, certamente, uma das mais antigas doenças que afligem a humanidade. No cenário brasileiro, vem se firmando como uma das principais causas de morbimortalidade, atingindo indistintamente diversas faixas etárias e classes sociais.
É uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membrana que envolve o cérebro).
A tuberculose é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobacterias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.
Sintomas
Alguns pacientes não exibem nenhum indicio da doença, outros apresentação sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (meses). Contudo, na maioria dos infectados os sinais e sintomas mais freqüentes descritos são: * Tosse seca continua no inicio, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; * Cansaço excessivo; * Febre baixa geralmente a tarde; * Sudorese noturna; * Falta de apetite; * Palidez; * Emagrecimento acentuado; * Rouquidão; * Fraqueza; * Prostração (estado de abatimento extremo, físico e psíquico). * Os casos graves apresentam dificuldade na respiração e eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dores torácicas.
Transmissão
Existem várias formas de Tuberculose (pulmonar, meníngea, miliar, óssea,