ttecnologia informaçao e comunicação
Nº:0
Data:10/12/2013
REFLEXÃO
A Sociedade da Informação faz parte do nosso quotidiano e altera os modelos de organização e funcionamento das sociedades. A massificação do uso do computador nos diversos ramos de actividade, o desenvolvimento das redes telemáticas e a crescente globalização é uma realidade e está a revolucionar todos os domínios da actividade humana – o trabalho, a cultura, a politica entre outras.
As implicações desta sociedade de Informação afectam a escola, quer por via das suas funções sociais (formar a futura geração), quer nas profundas alterações que introduz nas pedagogias.
A Informação, conhecimento e aprendizagem permanente – através da comunicação em múltiplos suportes possíveis com os desenvolvimentos tecnológicos são as novas tendências para o ensino – aprendizagem das línguas.
A importância dada às TIC como ferramenta de ajuda às práticas lectivas tem sido bastante estimulada. Basta recordar algumas medidas que têm tido algum impacto nas nossas escolas.
Mas também parece que a integração da escola na Sociedade da Informação deve fazer-se cuidadosamente, sem rupturas precipitadas com as práticas actuais. Há que saber dosear, há que investigar novas pedagogias, baseadas nos paradigmas emergentes, que necessitam ser avaliadas antes da sua aplicação generalizada.
A integração das TIC na escola pode ser uma boa oportunidade para redescobrir o prazer na aprendizagem, contribuindo para desenvolver ou fazer surgir o gosto de aprender.
Além disso, as TIC podem contribuir muito para a alteração da relação professor / aluno, deixando de ser autoritária para ser mais solidária.
As práticas pedagógicas que utilizam as TIC duma forma planeada e sistemática permitem aos alunos em qualquer área:
- A abertura ao mundo e disponibilidade para conhecer e compreender outras culturas:
- Desenvolver uma competência de trabalho autónoma, fundamental ao longo da vida, já que os alunos podem dispor de uma