Três indicadores de mercado
Indicadores
Observação
Metas
1. Margem de lucro
A cada 30 dias
10% a.m.
2. Nível de endividamento
A cada 30 dias
Não aumentar os custos fixos e controlar os custos variáveis.
3. Margem das vendas
A cada 15 dias
Conseguir aumentar as vendas de serviço em 10% a.m.
Indicadores:
Margem de Lucro – Devemos considerar os custos que a empresa deve cobrir com as vendas, e com isso podemos chegar a margem liquida. Para isso é preciso subtrair os custos do valor da receita líquida e dividir pela mesma receita líquida. Quanto maior for o índice, melhor. Então, vamos acompanhar a cada 30 dias as vendas e saber se, conseguimos atingir o lucro desejado ao mês, mas para isso, temos que ficar ligados em outros dois indicadores que colocamos para a empresa, o de endividamento e o de vendas. Utilizamos uma fórmula para calcular a margem de lucro líquido, que é a seguinte:
Margem de Lucro Líquido = Lucro Líquido / Receita de Vendas
O resultado da margem indica o percentual de ganho da Ideali suas vendas, após a dedução de todas as despesas, inclusive despesas com juros e imposto de renda. Então, na próxima observação de lucro, iremos descobrir se a empresa obteve o resultado desejado.
Nível de endividamento – Devemos observar sempre os custos fixos e variáveis, e as taxas de juros que cada custo tem a.m. Nossa meta é estabilizar o custo fixo a um longo prazo e controlar os custos variáveis, para que ele nunca ultrapasse o valor que propusemos a ele a cada mês. E sempre que precisarmos de dinheiro para investimentos ou gastos necessários, iremos recorrer a empréstimos ou financiamentos em que a taxa de juros não seja tão alta. Esse controle dos custos será feito a cada 30 dias e controla-lo e atingi-lo é indispensável para chegarmos ao objetivo do indicador a cima, que é o lucro. Utilizamos uma fórmula para calcular nível de endividamento, que é a seguinte:
Endividamento = (Passivo / Ativo) x 100
Margem de vendas – Vamos analisar a