Três compositores românticos e suas contribuições para o desenvolvimento do pianismo: Mendelssohn, Brahms e Schumann.

966 palavras 4 páginas
Três compositores românticos e suas contribuições para o desenvolvimento do pianismo:
Mendelssohn, Brahms e Schumann.

FELIX MENDELSSOHN BARTHOLDY (1809 – 1847)
Foi ele próprio um virtuoso do piano. A sua música para piano requer uma grande fluência técnica, mas, de um modo geral, o estilo é elegante e sensível, pouco dado à violência ou ao excesso da bravura. Entre as composições mais longas para piano contamse 2 concertos, 3 sonatas, prelúdios e fugas, variações e fantasias. Os prelúdios e fugas evidenciam o interesse de Mendelssohn pela música de Bach.
A mais perfeita das obras para piano de Mendelssohn são as Variantes sérieuses, em Ré menor, Op. 54 (1841). Uma certa leveza e uma grande limpidez, em andamentos construídos à maneira de scherzos, que caracterizam de forma inconfundível a música de
Mendelssohn, são bem ilustradas pelo conhecido andante e rondo capriccioso, que o compositor terá escrito com 15 anos apenas; numa veia semelhante, mas com maior brilho é o capriccio em fa# menor Op. 5 (1825). As suas obras para piano que gozaram de maior popularidade foram as 48 peças breves publicadas a espaços em 6 volumes sob o título genérico de Canções Sem Palavras. O título em si é bem característico do período romântico. Aqui, a par de algumas melodias que atualmente nos parecem ultrapassadas e sentimentais, encontramos muitos exemplos notáveis de peças breves para piano bem características do romantismo, revelando-nos um Mendelssohn na sua melhor forma: a
Canção da Gondola, Canção de Fiar, o dueto em la b e outros.
Características notáveis das sonatas são a freqüência da escrita fugada e a utilização de melodias de corais luteranos, em particular no 1º andamento da 3ª sonata e nos dois primeiros andamentos da 6ª sonata.
A harmonia de Mendelssohn não é fértil nas deliciosas surpresas que encontramos em Schubert, e as suas melodias, ritmos e formas também não se apresentam muitas feições inesperadas.

JOHANNES BRAHMS
Brahms foi mais

Relacionados