Tráfico de Órgão
Durante o trabalho a seguir, será falado sobre o crime que vem tomando conta do mercado negro do mundo, o Tráfico de Órgãos.
Em vários países essa negociação de órgãos vem sendo mais comum, principalmente no Brasil, mas com a imprensa manipulada, tudo é escondido de baixo do tapete, e a maioria dos habitantes não tem ideia do que seria isso.
Durante o dia-a-dia, pessoas são mortas para doarem seus órgãos para pessoas que pagam por isso. É um crime totalmente silencioso, organizado e inteligente, onde mal se fala sobre o assunto, simplesmente as pessoas são executadas, e o transplante é feito em uma clínica clandestina, por próprios médicos. Mas em diversos casos, pessoas oferecem seus órgãos por dinheiro, pois muitos sofrem financeiramente, não tendo muitas vezes comida e nem uma moradia.
No Irã a prática desta foi legalizada, lá não existe lista de espera para transplante de rim, é negociado o órgão e vendido. Segundo fontes, 70% dos órgãos doados no Irã são de pessoas pobres, onde vendem seus órgãos para matar a fome, ou são chantageados e pela necessidade acabam cedendo.
O que significa Tráfico de Órgãos?
Tráfico de Órgãos significa vender ou comprar o órgão de outra pessoa. Várias pessoas são mortas diariamente com esse crime que vem abrangendo diversos países.
É um crime onde os traficantes não têm dó de ninguém, qualquer um pode estar sujeito a morrer para dar a vida para quem pague por isso.
Segundo um relatório da Global Financial Integrity, estima-se que esse crime lucra
$600 milhões e $1.2 bilhão por ano.
As pessoas são manipuladas pelos compradores, onde eles dizem que o órgão doado vai se regenerar em seu corpo, e não terá nenhum problema futuro. Em diversos casos eles nem pagam a quantia exata do trato, e o dinheiro acaba logo, e sua saúde pode ficar em alto risco.
O que é mais comercializado?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) relata