Tráfico de Seres Humanos
As causas podem ser socioeconómicas, políticas, individuais e de raiz, já que os motivos que levam as pessoas a ser exploradas são diversos e complexos.
As razões que levam algumas pessoas a explorar, e outros a tornam-se explorados, variam de acordo com a região do mundo onde se vive, a sua cultura e as suas experiências.
Globalização
Num esforço para encontrar as razões pelas quais as pessoas se tornam vítimas de tráfico, os grandes fenómenos globais têm sido implicados, tais como a globalização, a pobreza, a migração ilegal, a falta de acesso à educação, as desigualdades socioeconómicas das mulheres, a falta de oportunidades de emprego e procura de trabalho mais barato. Para alguns investigadores, a globalização é em si mesmo uma das causas do tráfico, assim como a pobreza.
O que é relevante sobre estas questões globais é a sua representação de vulnerabilidades estruturais que criam condições que podem facilitar a exploração de pessoas. Embora a grande parte das vítimas do tráfico seja pobre, nem todas as vítimas são muito pobres.
Vulnerabilidade dos trabalhadores migrantes
A propensão para as pessoas migrarem é um fenómeno comum. Além disso, vivemos numa era em que atravessar fronteiras é muito mais fácil e o número de pessoas que quer migrar é, actualmente, o maior de sempre. Contudo, também se verifica uma diminuição considerável das oportunidades para a imigração legal.
Este desfasamento entre as políticas de migração e a realidade do mercado de trabalho serve para tornar uma grande parte da migração transfronteiriça ilegal e, portanto, aumentar a vulnerabilidade dos potenciais trabalhadores migrantes. Esta situação é ainda agravada pela falta de reconhecimento dos direitos dos imigrantes nos locais de destino.
Historial de abusos
Além das vulnerabilidades estruturais referidas, alguns especialistas e organizações têm apontado os anteriores abusos físicos, sexuais e emocionais (quer por parte de