Tráfico de seres humanos
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Ciência Política e Relações Internacionais
TRÁFICO DE SERES HUMANOS
Docente: Nuno André Amaral Jerónimo. Disciplina: Estruturas e Dinâmicas da Sociedade Internacional. Trabalho realizado pelos alunos: João Pedro Alberto Cabral, Nº 28671; Luís Filipe Gonçalves da Silva, Nº 29600; Rui Miguel Nunes Monsanto, Nº 29201.
Introdução
O Tráfico de Seres Humanos é uma das actividades criminosas que mais se expandiu no século XXI.
Porém, este fenómeno não é recente, aliás as primeiras práticas conhecidas desta actividade, remontam ao tempo dos descobrimentos.
Segundo a Agência das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (ONUDC), todos os anos, entre 800 mil a 2,4 milhões de pessoas são vítimas do tráfico de seres humanos no mundo.
Muitas organizações foram criadas na tentativa de reduzir este número de vítimas anuais, mas toda a gente reconhece que este fenómeno é extremamente difícil de combater. O tráfico humano envolve a movimentação de pessoas entre fronteiras internacionais ou dentro de um mesmo país, com o objectivo de as sujeitar a diversos tipos de exploração.
É o tipo de tráfico que mais ascende no mercado internacional, perdendo apenas para o tráfico de armas e tráfico de drogas. A crueldade deste crime e a ofensa à vida humana, levou-nos a querer perceber mais sobre a sua origem, como funciona e como podemos solucionar ou pelo menos diminuir a ocorrência destes crimes. Assim, este trabalho vai ser dividido em três partes. Na primeira vamos desenvolver o tema do tráfico de seres humanos, na segunda parte, vamos estabelecer a relação com outros tipos de tráfico e por fim, vamos abordar onde se encaixa o nosso País nesta realidade cruel e que politicas estão a ser desenvolvidas pelas nossas autoridades competentes para combater este crime.
“Os que negam liberdade aos outros não merecem liberdade.” - Abraham Lincoln
Tráfico de Seres Humanos
A nível