Trovadorismo
Oque é escola literária ?
R: Escola literária ou movimento literário é nome dado a todos os acontecimentos históricos envolvendo a literatura desde a invenção da escrita até os dias atuais.
Os movimentos podem ser divididos da seguinte forma: Trovadorismo,
Humanismo, Renascimento, Classicismo, Quinhentismo, Barroco,
Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasimismo,
Simbolismo,
Pré-modernismo,
Modernismo
e tendências contemporâneas.
Porque devemos levar em conta o contexto histórico?
R: Devemos levar em conta a contexto histórico porque assim você terá a oportunidade de observar os acontecimentos históricos de vários aspectos.
O Trovadorismo E As Cantigas Trovadorescas
Trovadorismo: é o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Seu surgimento ocorreu no mesmo período em que Portugal começou a despontar como nação independente. No século XII. São admitidas quatro teses fundamentais para explicar a origem do trovadorismo: A tese arábica, a tese folclórica, a tese médialatinista e, por fim, a tese litúrgica.
O marco inicial do Trovadorismo é a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como “Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189. Esta fase da literatura portuguesa vai até o ano de 1418, quando começa o Quinhentismo.
Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas
(poesias/cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros. Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros. São eles:
“Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da Vaticana”. Os trovadores de maior destaque na lírica galego-portuguesa são: Dom Duarte, Dom
Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes e Meendinho.
No trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em: Satíricas (Cantigas de Maldizer e