Trovadorismo
De
Trovadorismo
Introdução
Trovadorismo foi ‘a primeira manifestação literária da língua portuguesa’. Eram cantigas (poemas), escritos por Trovadores e recitadas com o objetivo de passar os sentimentos das pessoas para com as outras.
Trovadorismo- Questões
1- Na Idade Média, tudo que se produzia em termos culturais estava relacionado a que, no trovadorismo? Quais eram os verdadeiros centros culturais?
Tudo que se referia a cultura estava relacionado à igreja, era também o lugar onde se ensinava a ler e a escrever aos homens. A cultura em si, ‘desenvolvia-se nos mosteiros, que foram verdadeiros centros de cultura artística. ’ Pois ‘a Igreja era o centro do poder naquela época’.
2- Como a mulher era vista pelo seu amado e como esse amor era manifestado nas cantigas de amor? Por quê?
‘A mulher é vista como um ser inatingível’ e distante em um amor não correspondido, mas muitas vezes em casamentos a mulher era tida como um ser submisso sendo que deveria seguir as ordens do marido a qual o seu corpo pertencia. Muitas vezes a cantiga de amor escrita por homens dedicadas às mulheres era por causa de um amor não correspondido, ou por ser uma mulher casada. As cantigas de amor eram escritas tentando mostrar a qualidade da mulher a qual se dirige, ‘o amante vive sempre em estado de sofrimento, visto que não é correspondido. Ainda assim dedica à mulher amada fidelidade, respeito e submissão. ’
3- Fale sobre a cantiga de amor e exemplifique com trecho(s) de poema(s).
A cantiga de amor é o retrato do que o eu lírico esta sentido por aquela estimada pessoa e como ele à vê, ele suplica seu amor, colocando-se a disposição e a submeter-se as ordens de seu amado e sempre mostrando o seu sofrimento. Como nestes trechos de “A Ribeirinha”:
‘...pois eu morro por vós e ai!
Minha senhora alva e rosada, quereis que vos lembre que já vos vi na intimidade!
Em mau dia eu me levantei
Pois vi que não sois