Trovadorismo
Trovadorismo, também conhecido como Primeira Época Medieval, é o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Seu surgimento ocorreu no mesmo período em que Portugal começou a despontar como nação independente, no século XII; porém, as suas origens deram-se na Occitânia, de onde se espalhou por praticamente toda a Europa.
Trovadores eram aqueles que compunham as poesias e as melodias que as acompanhavam, e cantigas são as poesias cantadas.
• Tempo
Designa-se por Trovadorismo o período que engloba a produçăo literária de Portugal durante seus primeiros séculos de existęncia (séc. XII ao XV). Momento final da Idade Média na Península Ibérica, onde a cultura apresenta a religiosidade como elemento marcante.
• Sociedade
A vida do homem medieval é totalmente norteada pelos valores religiosos e para a salvaçăo da alma. O maior temor humano era a idéia do inferno que torna o ser medieval submisso ŕ Igreja e seus representantes.
Săo comuns procissőes, romarias, construçăo de templos religiosos, missas etc. A arte reflete, entăo, esse sentimento religioso em que tudo gira em torno de Deus. Por isso, essa época é chamada de Teocęntrica.
Cantigas de amor
Origem da Provença, regiăo da França, trazidas através dos eventos religiosos e contatos entre as cortes. Tratam, geralmente, de um relacionamento amoroso, em que o trovador canta seu amor a uma dama, normalmente de posiçăo social superior, inatingível. Refletindo a relaçăo social de servidăo, o trovador roga a dama que aceite sua dedicaçăo e submissăo.
Eu-lírico - masculino
Cantigas de amigo
Neste tipo de texto, quem fala é a mulher e năo o homem. O trovador compőe a cantiga, mas o ponto de vista é feminino, mostrando o outro lado do relacionamento amoroso - o sofrimento da mulher ŕ espera do namorado (chamado "amigo"), a dor do amor năo correspondido, as saudades, os ciúmes, as confissőes da mulher a suas amigas, etc. Os elementos da natureza estăo sempre presentes, além de