Trovadorismo e Período Humanista
Trovadorismo
E
Período Humanista
Primeiro Bimestre
Prof ª Flávia
29 de outubro de 2013
Trovadorismo O trovadorismo começou a se manifestar no período da idade média e foi o primeiro movimento literário português. Seu surgimento veio atrelado ao crescimento de Portugal como nação independente. O trovadorismo ganhou destaque em Portugal, mas sua real origem vem da Occitânia, a partir daí que se espalhou por toda a Europa. Esse movimento literário possui quatro teses sobre seu surgimento, que são:
Arábica: diz que o movimento tem como raiz a cultura arábica.
Folclórica: Menciona que o movimento foi criado pelo povo.
Médio-latinista: Diz que esse movimento teve origem na literatura latina durante a idade média.
Litúrgica: Diz ser fruto da poesia litúrgico-cristã.
Mas nenhuma das teses é suficiente, fazendo assim com que aceitemos todas como possíveis. Aqueles que produziam conteúdo para esse movimento ficaram conhecidos como trovadores, trovadores esses que eram responsáveis por compor as poesias e as melodias, onde a união da poesia com a melodia fazia surgir a cantiga. O titulo trovador era dado aos nobres, já as pessoas que exerciam a mesma função mas tinha condições de vida e financeira baixa eram chamados de jogral. O período de surgimento do trovadorismo também foi marcado pelo monopólio do poder pela igreja católica, baseada no teocentrismo, isso serviu de base para a cantiga de amigo, a qual retratava o amor espiritual sendo inatingível.
Características da Poesia Trovadoresca As cantigas, junção da poesia com a melodia, eram acompanhas de instrumentos musicas, por serem cantadas essas poesias não eram voltadas para a leitura individual e sim para ouvintes. Essas cantigas apresentavam um texto formal repleto de temáticas, alem de serem divididas em:
Refrão: Possuía um estribilho no qual se repetia a cada final de estrofe.
Mestria: Cantiga mais trabalhada sem o uso das repetições.
Alem disso