Jornalistas se encontram em SP para falar sobre grandes coberturas esportivas
Jornalistas se encontram em SP para falar sobre grandes coberturas esportivas
Evento reuniu profissionais de mídia a fim de discutir a cobertura eficaz de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e a Rio-2016.
Explorar com eficácia e efetividade as redes sociais e integrá-las a outras mídias, além de acompanhar o processo de organização e cobertura de grandes eventos esportivos, foram os assuntos centrais do Seminário Jornalismo Esportivo: Grandes Coberturas, realizado em 20/5, em São Paulo. O evento promovido pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais - IICS, e pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo - ACEESP, teve a participação de dezenas de jornalistas e demais profissionais da comunicação para trocar experiências e se prepararem para cobrir a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas e Paralímpiadas em 2016.
Os presentes acompanharam na apresentação de Carlos Villanova, Diretor de Comunicação da Rio-2016, os preparativos para que tudo ocorra dentro do protocolo estabelecidos pelo Comitê Olímpico Internacional - COI. Ele destacou a importância do evento e os benefícios que trará ao Brasil, em especial à cidade-sede. Carlos criticou, veementemente, a postura da imprensa em relação à cobertura dos preparativos para as Olímpiadas e Paralímpiadas: “Não estamos preparados para cobrir a Rio-2016; são poucos jornalistas que se propõem a cobrir os projetos e tudo que é feito para colocar um evento desta magnitude de pé, todos estão informando sobre os esportes”, disse Villanova, que salientou a importância de São Paulo na divulgação do evento.
Carlos Villanova atualizou os presentes com números relacionados aos jogos: “As Olímpiadas ocorrerão em 17 dias com 41 campeonatos mundiais; participação de cerca de 10.500 atletas de 204 países; 25.100 profissionais de mídia credenciados e em torno de 10.000 jornalistas não credenciados; 70 mil voluntários e 8.8 milhões de ingressos vendidos. Após 15 dias, acontecem os jogos