Trovadorismo e Humanismo
Trovadorismo - Foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa, quando Portugal crescia como nação, meados do séc. XII, no entanto, não foi lá que nasceu, este movimento possuí algumas origens em Occitânia e em Provéncia (Sul da Itália), posteriormente cresceu em toda a Europa. Os novos poetas da Idade Média, poetas chamados trovadores eram responsáveis por melodiar ou achar uma melodia para os poemas, e posteriormente, tais canções eram tocadas por instrumentos, dai então, se diz Trovadorismo à criação destas trovas ou cantigas, que se divide em: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de mal-dizer. O trovador era um nobre, pois, geralmente possuía uma cultura erudita, e não lhe pagavam pelas suas criações.
As cantigas e amor geralmente eram sobre cavalheiros que tentavam se dirigir a um amor impossível, uma mulher amada.
As cantigas de amigo possuíam muito paralelismo, que são as repetições de versos na mesma canção, o que chamamos de refrão hoje em dia, estas cantigas diziam a respeito de um casal de namorados, o eu-lírico eram as mulheres, que na música cantam para seus amores, que geralmente expressavam saudades.
As cantigas de escárnio geralmente eram indiretas as pessoas em geral, em relação a algum comportamento o outro aspecto, sempre criticando, utilizando de duplos sentidos, ironias e trocadilhos para que não ficasse tão explícito a ofensa.
As cantigas de mal-dizer tinha o mesmo objetivo das cantigas de escárnio, porém, eram bem mais diretas, claras e objetivas. As letras eram sempre agressivas e ofensivas. Zombando de algo ou alguém em especial.
Humanismo - Logo após a queda de Constantinopla, muitos intelectuais, professores, artistas e religiosos se refugiaram na Itália e reescreviam uma nova visão do mundo, enquanto isso, muitos clássicos da Idade Média foram queimados, assim, esse estilo de escrever uma nova visão para o mundo foi chamado de Humanismo, um movimento literário italiano, e que se espalhou