Tropicália
Esses movimentos caracterizaram as mudanças ideológicas da sociedade da época. Seus representantes, na maioria jovens e estudantes, contrários ao modo de vida familiar, religioso e tradicional, vivido pelos seus pais e avós, buscavam uma nova visão de mundo e auto expressão comportamental e cultural, questionando e libertando-se da homogeneizada "cultura de massa" da população. Nascia ali o movimento contracultura.
DITADURA MILITAR NO BRASIL
Enquanto o mundo passava por profundas transformações sociais, o Brasil entrou no seu momento mais obscuro: a ditadura militar. No dia 1° de abril de 1964, um golpe de Estado articulado pelos militares com o apoio da classe média brasileira e os EUA extinguiu o governo populista de João Goulart, acusando o presidente de compactuar com o comunismo e usando a “ameaça” como pretexto para o golpe.
O governo militar, originalmente projetado para ser uma intervenção breve, durou mais de duas décadas. Esses anos foram marcados pelos decretos radicais dos presidentes militares, que eram escolhidos indiretamente, e tinham poder de revogar direitos políticos, modificar a constituição e, durante os governos linhas duras, cassar os direitos civis, como os de livre expressão. Com o passar do tempo, a resistência contra o regime ficava cada vez mais forte.
O MOVIMENTO HIPPIE
Considerado o movimento símbolo da década de 60,