TROPICALISMO
Quando um grupo de músicos da classe media alta (entre eles estavam: João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Morais) que buscavam um estilo diferente de música, visando a internacionalização da música brasileira.
O marco inicial da Bossa Nova foi o LP “Canção de amor demais” de João Gilberto lançado em 1958. Marcado pela célebre batida do violão e a influência do jazz norte-americano que estavam entre as principais características da Bossa Nova além do canto falado e as letras com temas leves.
Com o golpe militar de 1964, as canções começaram a ter temas sociais. Transformando a música em uma forma de protesto contra a repressão da ditadura.
Em 1965, Vinícius de Morais compôs a obra que marcou o fim do movimento Bossa Nova que foi a canção “arrastão”. Enquanto a Bossa Nova se findava, a MPB nascia abrangendo várias tendências da música brasileira.
Porém, o fim do movimento não levou a extinção do estilo musical. Gerações posteriores de artistas foram influenciadas pelo movimento.
As principais canções da Bossa Nova foram: Chega de Saudade, Garota de Ipanema, Desafinado, O barquinho, Eu Sei Que Vou Te Amar, Se Todos Fossem Iguais A Você, Águas de março, Outra Vez, Coisa mais linda, Corcovado, Insensatez, Maria Ninguém, Samba de uma nota só, O pato, Lobo Bobo, Saudade fez um Samba
Principais artistas do movimento: Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Carlos Lyra, João Gilberto, Toquinho.
JOÃO GILBERTO é um músico brasileiro, considerado o criador do ritmo bossa nova. Nascido na Bahia, na cidade sertaneja de Juazeiro, João ganhou um violão aos 14 anos de idade, e, desde então, jamais o largou. Seu esforço finalmente foi recompensado e, após conhecer Tom Jobim - pianista acostumado à música clássica e também compositor, influenciado pela música norte-americana da época (principalmente o jazz) - e um grupo de estudantes universitários de classe média, também músicos, lançaram o