Enfermagem Materno Infantil
1910 fundação da sociedade do Rio de Janeiro apenas 67 sócios. 1951 nacionalização da sociedade : criação da Sociedade Brasileira de Pediatria.
O nascimento de um bebê, em especial quando se trata do primeiro filho, pode ser considerado como um evento propício ao surgimento de problemas emocionais nos pais, tais como depressão e manifestações psicossomáticas.
Termos usados em Pediatria
Feto: vida intra-uterina; BCF: batimentos cardiofetais. Observado pelo sonar; RN (recém-nascido): vida extra-uterina, até os 28 dias de vida; Lactente: de 28 dias até 1 ano de vida; Infante: de 1-3 anos; Pré-escolar: 3-5 anos; Escolar: 6-12 anos; Adolescente: 11 ou 12 anos até 18 ou 21 anos. Pré-termo: RN que nasce antes do período previsto; A termo: RN que nasce dentro do período previsto; Pós-termo: RN que nasce após o período previsto; Feto morto (FM): óbito antes do parto; Natimorto: óbito após o parto. APGAR: exame físico onde damos uma nota ao RN, verificando se houve sofrimento fetal; Capurro: semelhante ao Apgar, porém avalia outros quesitos. Define se o RN é: PIG: pequeno para a idade gestacional. RN com peso abaixo do esperado para o período em que nasceu; AIG: adequado para a idade gestacional; GIG: grande para a idade gestacional.
Crescimento Intra-Uterino
O período de crescimento intra-uterino é de vital importância para o ser humano. É quando se observa maior velocidade de crescimento. Múltiplas divisões celulares. É neste período, de maior velocidade de crescimento, que os riscos externos. O crescimento em comprimento e o peso do feto seguem o mesmo padrão, entretanto, o pico da velocidade de ganho ponderal é atingindo mais tarde, por volta da 32ª semana.X Entre a 34ª e a 36ª semana, a velocidade de crescimento do feto começa a diminuir devido a influência do espaço da cavidade uterina que vai se tornando completamente ocupado.
Herança Genética
A herança genética é a propriedade dos seres