tropicalismo
O tropicalismo foi um movimento cultural revolucionário e ao mesmo tempo muito criticado. Ele atingiu o mundo da musica, mas também o cinema, artes plásticas e a poesia.
Letras com tom poético com temas cotidianos que camuflavam críticas sociais sem oposição política explícita. Uso constante de guitarras elétricas. Mistura de tradições da cultura nacional e inovações estéticas internacionais.
Surgiu na década de 1960 e teve como marco inicial foi o Festival de Musica Popular realizada pela Record em 1967. Esse festival marcou a história da música brasileira pelas discussões e pelo significado naquela época em meio à ditadura. Caetano defendeu a sua canção ‘’Alegria, alegria’’ inspirada na musica A Banda de Chico Buarque que havia participado nesse mesmo festival só que no ano anterior. Gil inovou apresentando a música “Domingo no parque” junto a Os Mutantes. Ambas as musicas foram vaiadas e polemizadas.
TROPICALISMO – o movimento
O Tropicalismo foi um movimento que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira. Teve como destaques os cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, Mutantes, Rogério Duprat, Nara Leão e os letristas José Carlos Capinan, Torquato Neto e Rogério Duarte.
Os tropicalistas deram um histórico passo à frente no meio musical brasileiro. A música brasileira pós-Bossa Nova e a definição da “qualidade musical” no País estavam cada vez mais dominadas pelas posições tradicionais ou nacionalistas de movimentos ligados à esquerda. Contra essas tendências, o grupo baiano e seus colaboradores procuram universalizar a linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial,
Os diálogos com obras literárias como as de Oswald de Andrade ou dos poetas concretistas elevaram algumas composições tropicalistas ao status de poesia. Suas canções compunham um quadro crítico e complexo do. Elas sofisticaram o repertório de nossa música popular, instaurando em discos comerciais procedimentos e