Trocas de materia
2013/2014
Distribuição de matéria
Transporte nas plantas
António Costa Biologia e Geologia
N.º 5 10.ºB
23/05/2014
Introdução
As plantas captam a água e os sais minerais no solo a grande distância dos órgãos fotossintéticos, as folhas. Importa-nos saber e compreender como são transportados os materiais antes e depois da realização da fotossíntese.
Existem dois tipos de plantas:
Plantas nao vasculares ou avasculares; como os musgos ou líquenes que não apresentam tecidos condutores
Plantas vasculares; como as plantas com sementes e os fetos. Nestes os movimentos de solutos orgânicos e inorgânicos faz--se através de tecidos condutores, a este fenómeno de deslocações chamamos translocação de solutos, no entanto também pode ocorrer com água.
A água e as substâncias minerais dissolvidas que circulam no interior da planta constituem a seiva bruta (que se desloca ao longo do xilema) e as substâncias orgânicas resultantes da fotossintese constituem a seiva elaborada (desloca-se ao longo do floema).
As estruturas que evidenciam a adaptação das plantas ao meio terrestre são: a raiz, o caule e as folhas.
As funções do sistema radicular (raiz) são a fixação da planta ao solo, a absorção de água e a captação selectiva de nutrientes.
As funções do sistema caulinar (caule) são o suporte das folhas e o transporte das seivas bruta (xilémica) e elaborada (floémica).
Os dois sistemas referidos anteriormente desempenham ainda funções de reserva.
A função do sistema foliar (folhas) é a realização da fotossíntese.
Absorçao de água e de solutos pela raiz
A raiz contém pêlos radiculares que aumentam bastante a área da superficie da raiz em contacto com o solo, mas para além disto, a concentração de soluto dentro das células da raiz é maior do que no exterior, havendo maior potencial de água no exterior da planta do no interior. Logo a água tende a movimentar-se por osmose para o interior da planta até