Ensaio sobre Marx.
1) Com a teoria da mais valia, Karl Marx, explicava que a baixa remuneração do salário para os operários garantiam lucros para a empresa. Marx, explicava que o salário do operário poderia ser pago com as riquezas que ele produz, ou seja, ao trabalhar um mês; dez dias seriam destinados a cobrir o próprio salário. Com tudo, a mais valia se divide com o mesmo pensamento da "mais valia relativa", onde existe o processo de produção modernizada. Com uma indústria sendo operada por máquinas, produzia-se mais em um menor tempo. Enquanto se produzia mais em menor tempo, o dono da empresa precisaria de menos dias para cobrir o salário do operário, consequentemente gerando mais lucro para si mesmo. Baseada nessa teoria, Marx colocava as claras que o trabalho no modelo capitalista é de um caráter exploratório que só visa beneficiar quem já beneficiado.
2) Se por um lado existe uma classe beneficiada, consequentemente no outro haverá um lado sem nenhuma regalia. Marx, dizia que as diferenças não se resumem à diferença quantitativa de riqueza, mas sim para as diferenças de existência material. Se existe essa diferença social, indivíduos de uma certa classe social partilham valores, comportamento, regras de convivência e interesse em comum. Em sua teoria, colocara a classe dominante com o poder de dominar a política ao seu bel prazer, conseguindo legitimar seus interesses ao lado da lei. Marx, dizia também que as relações políticas são diretamente relacionadas ao capital e à produção. Em sumo, Marx, dizia que a classe operária que passava constantemente por exploração de forma abusiva, organizar-se-iam politicamente.
3) Marx visava que a sociedade precedia o homem da maneira como a mesma organiza a produção social dos bens. A produção social, para Marx, se resumia em dois fatores: Forças produtivas e as relações de produção. As forças