Trocador de calor
Engenharia Ambiental, Semestre e Turma: 07 7PRRZ-NT1
Aluno: Angélica Martins
Professor: João Antônio Silveira Disciplina: Processo de Produção Química
Trocador de calor
O trocador de calor é um equipamento com a finalidade de realizar o processo de troca térmica entre dois sistemas, fluído quente e fluído frio. Essa troca pode ser feita entre sistemas separados ou misturando os fluídos.
Existem três princípios diferentes em que se baseiam os trocadores de calor são eles: pela mistura de fluidos, com armazenagem intermediária, através de uma parede que separa os fluidos, sendo o último o mais comum na indústria, pois não há contato entre os dois fluídos, e assim podem ser reaproveitados. Neste processo os fluidos escoam no trocador sem contato direto, através de tubulações distintas, separadas por paredes de alta condutibilidade térmica. Geralmente essas paredes são feitas de metais, como o cobre e o alumínio, ou ligas metálicas.
O escoamento pode ser dado de duas formas, em correntes paralelas, em que os dois fluidos entram do mesmo lado do trocador e fluem no mesmo sentido, ou entram em lados opostos e fluem em sentido contrário; ou em correntes cruzadas, onde os fluidos escoam perpendicularmente.
Um exemplo comum de trocador de calor é o radiador em um carro, no qual a fonte de calor, a água, sendo um fluido quente de refrigeração do motor, transfere calor para o ar fluindo através do radiador.
Condensador de Calor
Condensadores são os elementos do sistema de refrigeração que têm a função de transformar o gás quente, que é descarregado do compressor a alta pressão, em líquido. Para isso, rejeita o calor contido no fluido refrigerante para alguma fonte de resfriamento. Podem ser do tipo: resfriado a ar onde transferem o calor absorvido diretamente para o ar externo, em uma condição normal de projeto e funcionamento (carga máxima do sistema), o refrigerante está aproximadamente 14 a