Triplo salto
Escola Superior de Desporto de Rio Maior
Treino Desportivo – Turma 1
Sistemática do Desporto
Docentes: Discente:
................. Denise Ferreira
Índice
1. Introdução 3
2. História do Atletismo 4
3. História do Triplo Salto 5
4. Triplo Salto 6
5. Atletas Portugueses 9
6.
Introdução
Trabalho realizado no âmbito da Unidade Curricular - Sistemática do Desporto - Atletismo, 2º ano do curso Treino Desportivo.
O Atletismo é um conjunto de desportos constituídos por três modalidades: corrida, saltos e lançamentos que teve origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga.
O presente trabalho irá incidir no triplo salto que pertence à modalidade/categoria de saltos no Atletismo. O triplo salto faz parte da competição olímpica desde a primeira edição moderna, nos Jogos Olímpicos de Verão de 1896. É uma especialidade olímpica de atletismo que requer uma combinação de velocidade e técnica do atleta que o pratica.
História do Atletismo
A palavra atleta tem origem na palavra grega “athletis” que significa lutador, ou seja, Atletismo representa a arte dos lutadores.
A história do atletismo começou nos primórdios da civilização. O homem corria, andava, saltava e lançava naturalmente.
O atletismo é a forma mais antiga e organizada de competição. Os Jogos Olímpicos foram as primeiras competições organizadas pelo homem em 776 a.C. inspirados por Pierre de Coubertin (pedagogo e historiador francês).
Os estádios gregos eram na altura em forma de U estreito e apenas uma linha separava o público dos concorrentes. A pista do estádio de Olímpia era delimitada por “achesis” (linha de partida) e pela “terna” (linha de chegada). Na linha de partida havia ranhuras feitas com pedaços de mármore fixados ao solo, para os atletas colocarem os pés. A saída era sorteada e efetuada com quatro concorrentes em linha, havendo o