Triple C
A Harpa
Professora: Estela Silva
Trabalho Realizado Por: Cláudio Costa T56 N5
Índice
Introdução…………………………………………………………………………………………… 3
Naipes Orquestrais…………………………………………………………………………… 4 A família das cordas………………………………………………………………………………. 4
Breve Síntese da Harpa…………………………………………………………………. 5
História do Instrumento…………………………………………………………………..7
Diferentes Tipos de Harpas…………………………………………………………….8
Harpa de pedais (ou sinfónica)……………………………………………………………..8 Harpa paraguaia……………………………………………………………………………………....9 Harpa celta e modelos "student"…………………………………………………………10 Harpa cromática………………………………………………………………………………………11 Harpa a Laser…………………………………………………………………………………………12 Claviarpa…………………………………………………………………………………………………….13
Conclusão………………………………………………………………………………………………15
Introdução
Com este trabalho pretendo adquirir novos conhecimentos acerca de um instrumento musical pouco vulgar do qual pouco se sabe, enriquecendo assim a minha cultura musical enquanto músico e também instrumentista. Tenho a intenção de perceber a técnica da Harpa, conhecer os vários tipos de harpas existentes, e tentar perceber porque é um instrumento tão invulgar.
Para além disso pretendo ser avaliado ao módulo 5 de física do som, fazendo este trabalho que está em falta para a minha classificação modular.
Naipes Orquestrais São quatro as famílias ou naipes de instrumentos: Cordas, Madeiras, Metais e Percussão. Cada família – naipe – tem suas características. Nas cordas, os músicos produzem o som ao passarem um arco por cordas retesadas, ou mesmo ao dedilharem as mesmas. Já nas madeiras e metais, os sons são produzidos pelo sopro dos músicos. Por fim, dos instrumentos de percussão os músicos obtém o som ao percutirem-nos ou agitá-los.
A Família das Cordas As cordas são a base das orquestras, pois constituem mais da metade dos instrumentos da mesma. Esta família é formada por: violinos, violas,