TRIO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
NATAÇÃO
GABRIELE CECÍLIA BRASIL SILVA – RA 8484192345
PAULO CESAR BATISTA DE SOUSA – RA 8409150986
TAMIRES FRANÇA SILVA – RA 1299530875
AMBIENTAÇÃO DO ROSTO
PROFESSOR: GENI MISSAR TANO DE MORAES
São Bernardo do Campo
2014
AMBIENTAÇÃO PARA O ROSTO
Neste trabalho iremos abordar três brincadeiras para a ambientação do rosto na piscina. O objetivo é proporcionar adaptação do rosto dentro da água e a vivência corporal aquática, através de brincadeiras desenvolvendo a sociabilização entre os alunos. Nessas brincadeiras não há o uso de materiais, apenas a força de vontade.
A primeira brincadeira é chamada de “Morto e Vivo”. O objetivo desta brincadeira é fazer o trabalhar o cognitivo (pensar e agir), quando falado pelo mestre “morto ou vivo”. A prática é o seguinte: Os participantes ficam um do lado do outro em forma de fila. Quando o mestre disser "morto", todos devem fazer imersão, agachados ou ficar na posição de medusa desde que esteja com a cabeça dentro da água. Quando o mestre disser "vivo", todos devem ficar de pé.. Quem se atrapalhar com a estratégia do mestre e errar, sairá da brincadeira. O último que sobreviver sem nenhum erro, será o campeão e o novo mestre.
A segunda brincadeira é titulada como o “Túnel”. O objetivo desta brincadeira é desenvolver a respiração submersa e mergulho. Jogam duas ou três equipes com número de participantes iguais. Cada equipe formará um túnel, onde os participantes ficam um atrás do outro com as pernas abertas. É uma espécie de corrida. No "Já" do mestre, o primeiro de cada fila deve passar por debaixo do túnel e ir para a trás. Depois, o primeiro faz a mesma coisa tendo a possibilidade de sempre subir para respirar após do mergulho entre as pernas do colega. Os que estiverem na fila deverão dar um passo grande para frente toda vez que o colega passar debaixo das penas. A equipe ganhadora será quando o último da fila