Trilogia Matrix
A Trilogia Matrix retrata a história do hacker Thomas (Keanu Reeves), também conhecido por Neo, que em suas buscas encontra um líder chamado Morpheus (Laurence Fishburne). Neo toma uma pílula vermelha e descobre que todo o nosso mundo é uma realidade simulada por computadores, um mundo virtual chamado Matrix.
A verdadeira realidade apresentada é um futuro em que as máquinas possuem o poder e controle do mundo mantendo os humanos em cápsulas, onde sua energia é utilizada a fim de abastecer um complexo sistema de inteligência artificial enquanto a mente dos mesmos é mantida em uma espécie de sonho que chamamos de realidade.
Morpheus, líder de um grupo de rebeldes, que tem como objetivo libertar os humanos das máquinas acredita que Neo é uma espécie de salvador da humanidade, algo como um novo messias. Assim, Neo passa por uma série de treinamentos, aprende golpes de kung-fu, e passa a utilizar roupas sombrias e armas pesadíssimas, ele consegue transcender a realidade de Matrix, desafiando as leis da física e ganha poderes sobre-humanos.
Ao assistir à Trilogia Matrix podemos observar que diversos assuntos abordados nos filmes estão presentes na grade curricular do curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas.
Sabemos que hoje há um alto investimento em pesquisas e análises baseadas em redes neurais e processadores quânticos a fim de desenvolver um sistema que hoje, ainda utópico, tenha inteligência artificial suficiente para alcançar um nível de consciência que possa definir seu grau de existência.
No filme, temos claramente retratada a relação entre Humano-Computador. Os programas que compõe o sistema apresentam-se e interagem usando a forma humana utilizando a linguagem verbal direta, tema abordado pela matéria de comunicação e linguagem.
No que se refere ao Desenvolvimento De Sistemas, aprendemos que cada programa componente do sistema tem seu objetivo e função definidos. Dessa forma, não havendo objetivo, não há existência. Esse