trichiuria
Trichuris trichiura CLASSIFICAÇÃO:
• Classe: Nematoda
• Ordem: Trichuroidea
• Família: Trichuridae
• Gênero: Trichuris
• Espécie: Trichuris trichiura
INTRODUÇÃO: A infecção por Trichuris trichiura possui distribuição cosmopolita , sendo estimado que cerca de um bilhão de pessoas estejam infectadas no mundo. Apesar de estar amplamente distribuída, a tricuríase é mais prevalente em regiões de clima quente e úmido e com as condições sanitárias precárias, que por conseqüência, favorecem a contaminação ambiental e a sobrevivência dos ovos do parasito.
MORFOLOGIA: Verme adulto –
Mede de 3 – 5 cm de comprimento; Machos menores que as fêmeas Na extremidade anterior localizam-se: boca (abertura simples e sem lábios, seguida por um esôfago longo e delgado que ocupa 2/3 do comprimento total do verme. Na porção final, o esôfago apresenta-se como um tubo de parede delgada, rodeado por uma camada de unicelular de grandes esticócitos) Na extremidade posterior, cerca de 1/3 do comprimento total correspode a porção alargada, local este em que está localizado o sistema reprodutor simples e o intestino que termina no ânus. São dióicos e com dimorfismo sexual Macho: Mede cerca de 3 cm, possui testículo único, canal deferente, canal ejaculador que termina com um espículo. Fêmea: Mede cerca de 4cm, possui ovário, oviduto, útero e vagina. Ovos: Medem cerca de 50-55 µm (comprimento) x 22 µm (largura), apresenta um formato elíptico e a casca formada por três camadas: Camada externa (lipídica), Camada intermediária (quitinosa) e a Camada interna (vitelínica), o que favorece a resistência destes ovos à fatores ambientais.
HABITAT: Os vermes adultos vivem no intestino grosso, porém dependendo do grau de infecção eles podem viver no ceco e colo ascendente quando a carga parasitária estiver menor ou caso contrário, no colo descendente, reto e até no íleo.
CICLO EVOLUTIVO: Ele é do tipo monoxeno, em que fêmeas e machos habitam