Tribos urbanas: free step
INTRODUÇÃO
O Free Step (traduzindo do inglês: “Passos Livres”) é uma dança que consiste em deslizar sobre o chão fazendo movimentos com as pernas e geralmente com as mãos sob as batidas da música eletrônica. A dança baseia-se em movimentos elaborados, e até inclusão de outros passos de danças dentro dele, como por exemplo, Melbourne Shuffle, Jumpstyle e C-Walk. No decorrer deste trabalho, será mostrado toda a história do Free Step.
DESENVOLVIMENTO
Tudo começou numa discoteca em França, a Metropolis de Rungis, em 2000, onde foi criado o evento Tecktonik Killer. Cyril Blanc, o criador deste evento, organizou então, com um amigo, encontros em Rivoli com dezenas de jovens a dançar ao ritmo da música electrónica e hardstyle.
A originalidade do Free step é que os jovens não têm uma reivindicação ou uma contestação social, como no caso do hip hop. O pessoal simplesmente não se identificava nem com rock nem com o rap.
Gostava-se de música electrónica, mas faltava um modo próprio para dançar. Se for para comparar com outro movimento, acho que o que mais se aproxima é a disco, por causa da alegria.
Cyril e Alexandre foram os dois fundadores do movimento, mais tarde o termo “Tecktonik” tornou-se uma marca registada, na qual foram criados alguns produtos para representar o movimento de dança, tais como roupas e CD's, o que faz com que muitos prefiram usar o nome “free step” para designar o estilo. No fim de vários eventos deste género todos os jovens associaram-se então à Tecktonik. Em dias específicos na Metropolis organizam-se battles entre free steprs, entram num ringue e dançam um de cada vez, existem milhares de pessoas à volta a ver e a filmar com os telemóveis, depois o publico vota gritando mais naquele que dançou melhor. Estes eventos foram criados também para promover os estilos musicais belgas e holandeses, o jumpstyle e hardstyle.
O nome Tecktonik surgiu a partir disso, tem a ver com as placas geológicas do
planeta, que