TRELIÇAS
Treliças são estruturas compostas por barras com extremidades articuladas. São usadas para vários fins, entre os quais, vencer pequenos, médios e grandes vãos. Pelo fato de usar barras articuladas e de se considerar pesos suportados colocados nos nós, essas barras funcionam principalmente à tração e compressão.
Atualmente utilizam-se treliças em estruturas de cobertura, torres de transmissão elétrica e em equipamentos, tais como lanças de guindastes. Costumam ser executadas em barras de madeira, aço, alumínio e de concreto armado ou protendido. O formato das treliças e a disposição de suas barras são os mais variados possíveis, atendendo as particularidades de seu uso.
Os principais elementos que compõem as treliças são:.
Tipos de treliça
Treliças Planas
Denomina-se treliça plana, o conjunto de elementos de construção (barras redondas, chatas, cantoneira) que são interligados entre si, sob forma geométrica triangular, através de pinos, soldas, rebites ou parafusos e que visam formar uma estrutura rígida, com a finalidade de resistir a esforços somente a normais. O nome treliça plana deve-se ao fato de todos os elementos do conjunto pertencerem a um único plano e esse sistema estrutural é muito aplicado em pontes, viadutos, coberturas, guindastes, torres, etc.
Treliça Pratt com apoio no banzo superior. (Diagonais tracionadas e montantes comprimidos).
Treliça Pratt com apoio no banzo inferior. (Diagonais externas e montantes comprimidos; diagonais internas tracionadas.)
Treliça Warren com apoio no banzo inferior. (Algumas diagonais comprimidas e outras tracionadas; alguns montantes comprimidos e outros tracionados)
Treliça Warren com apoio no banzo superior. (Não tem montantes; algumas diagonais comprimidas e outras tracionadas. Triângulos isóceles)
Treliça Howe com apoio no banzo inferior. (Diagonais comprimidas; montantes tracionados)
Treliça Howe com apoio no banzo inferior. (diagonais cruzadas onde o momento flector é