Treliças
2.1 ANÁLISE ESTRUTURAL
A treliça é uma estrutura de elementos pequenos que se ligam nas extremidades. Geralmente em sua construção são utilizados barras de metal ou madeiras, onde são ligadas por uma placa de reforço, que geralmente é soldada ou parafusada. Figura 1, (Miliauskas Arquitetura)
2.1.1 Treliças Simples
Uma treliça simples é construída a partir de um elemento triangular, e então conectada a dois elementos para formar outra estrutura triangular.
2.1.1.1 TRELIÇAS PLANAS
“Treliças planas são aquelas que se distribuem em um único plano e geralmente são utilizadas na sustentação de telhados e pontes.” (HIBBELER, 2005) Figura 2, (Hibbeler 10ª Ed, Pág 221)
2.1.1.2 HIPÓTESES DE PROJETO
O inicio do projeto da treliça começa quando se determina a força que cada elemento faz quando é submetida a um carregamento. São usadas as hipóteses:
1) Cargas aplicadas aos nós: Usado para telhados e pontes. O peso dos elementos é desprezado na análise de forças, isso quando as forças que eles irão suportar são maiores.
2) Ligação por pinos: Usado quando há soldas ou parafusos na conexão. Cada parte da treliça irá atuar como um objeto de duas forças, e a força de cada extremo será direcionado pelo próprio eixo. Se a força de um elemento alongar, o elemento é caracterizado como força de tração, e quando ela encurta é chamada de força de compressão.
2.1.2 Treliças Espaciais
A treliça espacial é formada por elementos que ficam ligados entre si nas extremidades, e formam uma estável estrutura tridimensional. A mais simples das estruturas da treliça espacial é um tetraedro, onde seis elementos se conectam. Figura 4, (Hibbeler 10ª Ed, Pág 242)
2.1.2.1 HIPÓTESES DE PROJETO
Na treliça espacial, cada elemento deve ser identificado como um elemento de duas forças, onde o carregamento de fora se aplica aos nós, que geralmente são considerados conexões de juntas esféricas. Justifica-se se os elementos ligados, soldados ou