Treliça
ESTRUTURAS TRELIÇADAS
MOGI DAS CRUZES
2013
CAMILA CIRILO DE PAULA, 262318
JULIANA TORRES DA SILVA, 263139
LUIZ GERALDO CIRILO LEITE, 263046
NICOLAS SALOMÃO CHAVES CRUZ, 263115
SANDRA ALVES, 263673
ESTRUTURAS TRELIÇADAS
Trabalho apresentado à Área de Ciências
Exatas da Universidade Braz Cubas como
Parte do processo de avaliação do Projeto
Integrador III, curso de Engenharia Civil..
Profª Vanessa Aparecida Soares
MOGI DAS CRUZES
2013
1. INTRODUÇÃO
Um Sistema Articulado Plano (SAP), popularmente conhecido como treliça, é uma estrutura com a finalidade de desenvolver resistência a certa força resultante aplicada, sendo uma grande alternativa para suprir vãos muito grandes.
As treliças possuem grande relação entre peso/resistência, por se tratarem de estruturas de elementos comprimidos ou tracionados, garantindo estabilidade e segurança na construção.
O SAP é um sistema de barras rígidas coplanares, ou seja, estão no mesmo plano geométrico, formando um sistema estável.
2. OBJETIVO
Apresentar estudo sobre estruturas treliçadas, para futura construção e teste de cargas em pontes, utilizando-se palitos de sorvete e cola branca.
3. ESTRUTURAS TRELIÇADAS
As treliças são um tipo de armação, com vigas triangulares, e suas juntas soldadas, que são denominadas “nós”. Devido a sua configuração, estão sujeitas a compressão e a tração, e por terem um peso proporcionalmente pequeno, são bastante utilizadas em longas distancias.
3.1 TIPOS DE TRELIÇAS E APLICAÇÕES
4. PRINCÍPIOS FÍSICOS
Nas treliças são relevantes dois tipos de força a TRAÇÃO e a COMPRESSÃO, onde a tração tende a alongar ou expandir o objeto, e a compressão age para encurtar ou comprimir.
A tração e a compressão estão presentes em todos os tipos de construção. No projeto, deve-se garantir sua resistência, para que suporte a carga, sem correr o risco de entortar ou rachar. Ao entortar demonstra que a força Compressão ultrapassa a habilidade da